As sacadas de condomínios que foram fechadas com cortinas de vidro demandam a manutenção periódica para manter a limpeza externa e conservação. Isso porque as superfícies acumulam poeira com facilidade e podem ficar com sujeira impregnada, alterando o desempenho e podendo danificar o produto.
Além da higienização, os proprietários devem estar atentos às eventuais deteriorações que podem ocorrer com o passar do tempo.
Cuidados habituais
Um dos grandes benefícios do envidraçamento é a possibilidade de limpeza dos vidros e isso pode ser feito pelo morador, sem necessidade de terceirizar o serviço. Isso porque as folhas de vidro deslizam, giram e formam um ângulo de 90°, o que possibilita facilmente o alcance da parte externa.
Os materiais para limpeza devem estar de acordo com as recomendações do fabricante do vidro. Tanto para os comuns quanto para os temperados – que passaram por tratamentos para aumento da resistência – recomenda-se apenas a utilização de água e sabão neutro.
Soluções alcalinas e ácidas devem ser evitadas para não provocar danos aos materiais, como por exemplo, manchas no vidro, danos na pintura e no rolamento e descolamento do perfil. Portanto, certifique-se de que serão utilizados os equipamentos e produtos corretos.
Recomendações
A administração do condomínio é responsável somente pela limpeza dos vidros do guarda-corpo e fachada. Geralmente, quando há a contratação desse serviço, os moradores que têm envidraçamento são orientados a abrirem os vidros, mas isso varia caso a caso.
É recomendável solicitar ao fornecedor uma manutenção preventiva da cortina de vidro pelo menos uma vez ao ano, para que o produto tenha maior durabilidade e esteja sempre dentro dos padrões de qualidade.
Fazendo o orçamento
A manutenção da cortina de vidro é de responsabilidade do proprietário, que deve sempre contatar a empresa responsável pela instalação para não comprometer a estrutura já instalada. A troca dos rolamentos ou das películas bloqueadoras de raios solares da cortina de vidro também está dentro das manutenções e, caso seja detectado mau uso, pode haver um custo adicional para a substituição desses materiais.
Portanto, lembre-se de estabelecer um contato formal para a realização da manutenção, com qualidade e prazo de entrega garantidos em cláusulas específicas pelo fornecedor.