Que tal colocar um pouco de plantas na sua sacada? Para “quebrar” um pouco do cinza da paisagem urbana. Além da beleza as plantas trazem ar mais puro e qualidade de vida.
A boa notícia é que para ter um jardim na sua sacada, não precisa ter muito espaço, basta escolher um pequeno ambiente e trabalhar nele.
As primeiras coisas que você deve considerar quando for escolher o espaço é qual a iluminação e os ventos. Dois aspectos fundamentais para que as plantas cresçam e se desenvolvam como deve ser. Se a sua varanda fica entre o Norte e o Oeste significa que é iluminada pela luz do sol. Já com os ventos dependem de uma série de outros fatores e varia de acordo com cada período do ano.
No caso dos ventos fortes, o melhor a fazer é o envidraçamento da sacada, esta solução une beleza e praticidade.
Dicas de Iluminação da sua sacada:
– Sacadas que ficam entre o Norte e o Oeste: prefira plantas preferem sol para composição, como, por exemplo: herbáceas perenes e de estação, arbustos e muitas outras flores. Você também poderá fazer o cultivo de pequenas frutíferas, como romã e uma pequena horta com espécies medicinais.
– Sacadas tem luz da manhã e no início de tarde e está para o Leste: o sol aparecerá, mas com menos intensidade, por isso, prefira plantas que gostam de meia sombra. Pode incrementar com ervas aromáticas que gostam dessa “situação”.
– Sacadas para o Sul: neste caso a ausência do sol prevalece, ou pouquíssimo, ou nenhum. Em algumas regiões além da falta de sol você terá problema com os ventos fortes característicos do inverno. Escolha plantas que gostem de viver sem sol direto e algumas flores, mas esqueça temperos e ervas, grande parte deles precisa do sol constante direto.
– Sacadas Litorâneas com ventos marítimos: as plantas devem ser fortes e baixas, para garantir é bom usar quebra-ventos como o envidraçamento. Se mesmo com o sol o clima for quente ou ameno aposte em plantas tropicais.
Dicas de Plantas para seu jardim de sacada:
– Plantas de estação: amor-perfeito, viola tricolor, petúnia e crista-de-galo;
– Arvoretas e arbustos: lanterninha chinesa, romãzeira, jasmim-do-cabo, dipladênia e mandevilla;
– Plantas herbáceas perenes: falsa hortelã, balsamina e gerânio folha de hera.
Se você não muito tempo disponível não coloque plantas que exigem maior atenção. Um jardim na sacada ou mesmo no quintal deve ser feito com base nos próprios conhecimentos e principalmente disponibilidade para cuidar. Existem várias espécies que exigem menos cuidado, então, se o seu caso é falta de tempo, poderá ter o jardim, isso não será uma desculpa.
Não adiantar caprichar no jardim e o sol excessivo, a poeira, as ventanias e as chuvas estragarem tudo. Por isso, a última dica é: invista em envidraçamento de sacadas (cortinas de vidro ou janelas panorâmicas)! Além de tornar o ambiente seguro, você não precisa se preocupar com a chuva, começou a chover, é só fechar. Elas também protegem suas plantinhas de pragas e bichinhos indesejáveis. Vale lembrar que a instalação dessas janelas tem que ser de muita qualidade para depois não te der dor de cabeça.
Nós, da Sacadas Express, somos especialistas nesse ramo e você, de Campinas e região, pode fazer um orçamento online, por torre e apartamento, acesse: centraldesacadas.com.br
Trabalhamos também com área gourmet e persiana para proteção solar, sempre com o melhor preço e garantia de 6 anos!
Nossa loja está no Bonfim em Campinas, São Paulo
Caso haja alguma dúvida ou se precisar falar conosco, ligue para o telefone: (19) 3396.8940. Também, temos o nosso Whatsapp: (19) 99410.0778
Sacadas Express: Rua Governador Pedro de Toledo,1760 Sala 17 – Bonfim, Campinas – SP