Administrar um condomínio exige muita organização, transparência e normas bem esclarecidas para evitar possíveis transtornos no dia a dia. E quando o tema é envidraçamento de sacadas uma série de dúvidas e questionamentos acontecem tanto para o administrador quanto para os condôminos.
Para que você não tenha problemas em seu condomínio, criamos um guia com o passo a passo de tudo o que você precisa saber antes da instalação das cortinas de vidro no seu empreendimento.
- Discuta o tema em assembleia
Os critérios para aprovar o envidraçamento de sacada devem ser discutidos pela maioria dos condôminos e aprovados em assembleia. Nesta reunião, é importante que sejam acordados todos os detalhes e exceções. A aprovação da maioria é o que vai passar a valer deste momento em diante.
- Determine o que pode (ou não) ser feito
Aproveite a assembleia para colocar em votação qual o tipo de envidraçamento na varanda que deve ser adotado como padrão para todos. Lembre-se que a colocação de vidros transparentes tanto no fechamento da sacada como na cobertura, sem a alteração de caixilhos, não configura alteração no projeto arquitetônico.
- Padronize
Ao envidraçar a sacada, provavelmente, os condôminos vão querer decorar o local com cortinas e mobiliários. Tudo isso precisa ser padronizado e aprovado pela maioria. Também coloque esse item em votação. As escolhas vencedoras deverão ser adotadas por todos. O ideal neste caso é que sempre que possível o síndico indique o mesmo fornecedor. Assim fica mais fácil manter o controle de identidade visual.
- Informe sobre as penalidades
Por mais planejamento e organização sempre existem os casos de desacordo. Para diminuir o impacto negativo nesta situação compartilhe com todos as regras e as penalidades para cada situação e certifique-se de que foram compreendidas e aceitas. Você pode também buscar apoio de um advogado especializado na área para ajudá-lo a proceder em caso de uma ação judicial, por exemplo.
- Invista na comunicação
Adote uma estratégia de comunicação clara e objetiva com os condôminos. Muitas vezes, somente as circulares não são suficientes. Treine os porteiros para reforçarem as mensagens. Coloque-se à disposição para tirar dúvidas e exija que todos assinem o recebimento do memorando com as decisões que foram tomadas.
Um dos principais papéis do síndico é prevenir problemas. Por isso, oriente, divulgue e compartilhe as regras para o uso adequado do envidraçamento de sacadas e evite dor de cabeça desnecessária.